Espaço para publicação da investigação sobre Web 2.0 e a construção da memória colectiva, no âmbito da dissertação de mestrado em comunicação multimédia, multimédia interactiva. Celso Farias Duarte Lopes; Universidade de Aveiro
pesquisar neste blog
posts recentes

Apresentação do Plano de Investigação

Reunião com a Instituição

Projectos Actuais de Referência- Análise

Clay Shirky on institutions vs. collaboration

Índice Provisório do Enquadramento Teórico

Hipóteses

Cronograma Preliminar

Modelo de Análise Preliminar

Qual a metodologia que, neste momento, considero mais adequada para o meu projecto de investigação?

How B|P Researched Spore

Principais teorias/modelos e autores relevantes para a investigação

Possíveis Perguntas de Investigação

Áreas de confluência do projecto de investigação

Henry Jenkins - The New Media Landscape

Wiki - Nova Organização

ACTIVIDADE #1 SEMINÁRIO

ACTIVIDADE #1 PROJECTO DE INVESTIGAÇÃO

APRESENTAÇÃO E NOTAS DE REUNIÕES COM O ORIENTADOR DA INVESTIGAÇÃO

PROJECTO DE INVESTIGAÇÃO - MCMM

arquivos

Fevereiro 2011

Dezembro 2010

Novembro 2010

Outubro 2010

Setembro 2010

Sexta-feira, 10 de Dezembro de 2010
Reunião com a Instituição

No passado dia 29 de Novembro de 2010, acompanhei o meu orientador, o Professor Rui Raposo, até Lisboa para reunir com o Director dos Sistemas de Informação da Instituição com que vamos trabalhar neste projecto. O objectivo desta reunião foi essencialmente definir e discutir o que se irá desenvolver em parceria com essa instituição, dentro da temática em que se enquadra este trabalho de investigação. O Professor Rui Raposo introduziu o objectivo desta parceria, que consiste no desenvolvimento de uma protótipo Mashup Web 2.0, com vista a recolher informações (histórias, testemunhos, fotografias, vídeos) sobre objectos, eventos, a instituição em si, sobre personalidades ou locais ligados à Instituição no global. Esse protótipo terá características que promovam a partilha e participação dos utilizadores com vínculos à instituição, utilizadores que participaram em acontecimentos ligados à instituição, ou outros que tenham conteúdos relevantes. Os contributos servirão para a construção de uma Memória Colectiva e fortalecimento da Identidade Cultural.

De seguida efectuei uma breve apresentação sobre alguns projectos actuais significativos, dentro dos objectivos deste projecto de investigação. A apresentação serviu de relato das particularidades importantes, que foram observadas qualitativamente, em cada uma das quatro referências e também para que suscitasse algum debate de ideias. Especificamente, foram apresentadas de forma resumida, as características e funcionalidades de cada um dos projectos, de forma a apresentar o que se pretendia efectivamente desenvolver. Obviamente falou-se que os projectos apresentados servem apenas como exemplos de referências, como estado da arte, não se vai simplesmente “copiar” estes modelos com um design diferente, mas sim utilizar algumas funcionalidades que serão úteis e indicadas para o contexto da instituição. Espera-se que o protótipo seja um agregado de serviços Web 2.0, uma Mashup inovadora que contribua com serviços inovadores e promova a participação e contributos dos utilizadores.

Apresentação neste post: http://celsolopes.blogs.ua.sapo.pt/4463.html

De seguida debateu-se e definiu-se alguns dos objectivos específicos e interacções futuras com a instituição. O Director dos Sistemas de Informação sugeriu que este projecto possivelmente se centrasse nas pessoas espalhadas no mundo, com informação pertinente para a Memória Colectiva da Instituição. Isto porque actualmente, está a ser feito um esforço a nível nacional para recolher essa informação directamente no terreno. Como existe alguma dificuldade em identificar fontes de conteúdos e ter uma presença física de recolha internacional, poderia haver a hipótese de direccionar o protótipo ao espaço internacional. Falou-se também que havia a possibilidade de centrar este protótipo, para efeitos de teste e avaliação, num determinado evento emblemático pré-determinado (sem afectar a escalabilidade) do qual seria de esperar muitas participações e contribuições de conteúdos.

Por fim definiu-se os momentos de interacção/reunião com a Instituição. Obtendo 4 momentos-chave + 1 se possível:

1º Reunião de definição de expectativas e possível modelo conceptual. (especificação do que é pretendido) - EFECTUADA

2º Apresentação e discussão de modelo conceptual (wireframes com possíveis funcionalidades)

3º Apresentação e discussão de design gráfico e de interacção. (desenho de layout e desenho de zonas de interacção)

4º Apresentação e discussão de versão alfa do prótotipo. (1ª versão do protótipo com design e funcionalidades do protótipo + avaliação com utilizadores)

5º Apresentação e discussão de versão beta do prótotipo. (2ª versão do protótipo com correcções e acertos em função da avaliação da versão alfa) – SE POSSÍVEL

Assim foi encerrada a reunião, ficando como tarefa da nossa parte, a criação da proposta do Modelo Conceptual e Wireframes para posterior apresentação.


tags: , , , ,

publicado por celsolopes às 20:25

mais sobre mim
Fevereiro 2011
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5

6
7
8
9
10
11
12

13
14
15
16
17
18
19

20
21
22
23
24
25
26

27
28


links
tags

todas as tags

subscrever feeds

RSSPosts

RSSComentários

RSSComentários do post