Espaço para publicação da investigação sobre Web 2.0 e a construção da memória colectiva, no âmbito da dissertação de mestrado em comunicação multimédia, multimédia interactiva. Celso Farias Duarte Lopes; Universidade de Aveiro
pesquisar neste blog
posts recentes

Apresentação do Plano de Investigação

Reunião com a Instituição

Projectos Actuais de Referência- Análise

Clay Shirky on institutions vs. collaboration

Índice Provisório do Enquadramento Teórico

Hipóteses

Cronograma Preliminar

Modelo de Análise Preliminar

Qual a metodologia que, neste momento, considero mais adequada para o meu projecto de investigação?

How B|P Researched Spore

Principais teorias/modelos e autores relevantes para a investigação

Possíveis Perguntas de Investigação

Áreas de confluência do projecto de investigação

Henry Jenkins - The New Media Landscape

Wiki - Nova Organização

ACTIVIDADE #1 SEMINÁRIO

ACTIVIDADE #1 PROJECTO DE INVESTIGAÇÃO

APRESENTAÇÃO E NOTAS DE REUNIÕES COM O ORIENTADOR DA INVESTIGAÇÃO

PROJECTO DE INVESTIGAÇÃO - MCMM

arquivos

Fevereiro 2011

Dezembro 2010

Novembro 2010

Outubro 2010

Setembro 2010

Quarta-feira, 29 de Setembro de 2010
APRESENTAÇÃO E NOTAS DE REUNIÕES COM O ORIENTADOR DA INVESTIGAÇÃO

O projecto de investigação a desenvolver no próximo ano 2010-2011, no âmbito do Mestrado em Comunicação Multimédia na Universidade de Aveiro, consiste na conceptualização e possível implementação de uma solução Web 2.0 que permita e promova a partilha de informação com vista à construção de uma memória colectiva sobre um objecto, eventos, instituição, pessoa, local e outros.

 

Após conversa com o orientador da investigação, o Professor Rui Raposo, em meados de Julho e no passado dia 24 de Setembro, foram-me dadas algumas directivas cruciais, conceitos e esclarecimentos fundamentais para iniciar os trabalhos de investigação.

 

Em primeiro, o Prof. Rui Raposo apresentou-me o objectivo principal: conceptualização e prototipagem de uma mashup de serviços web 2.0 que possam ser utilizados como instrumento para a recolha de recursos multimédia (som, imagem, vídeo), e que girassem em torno de uma instituição e da sua memória existente.

 

Deverá haver aliada à ferramenta uma estratégia ou uma proposta de dinamização que promova e motive a participação de utilizadores detentores dos recursos multimédia de memória, mas que evite o contributo baseado apenas no sentimento, os recursos devem ter valor documental, os utilizadores devem ser consciencializados para inserir conteúdos historicamente relevantes. Este é um dos grandes desafios: definir uma forma de recolher contributos válidos.

 

Um dos passos para recolher dados de reflexão será um brainstorming com a equipa de investigação e da instituição, tentando apurar o que projecto poderá ser, pois daí virão ideias e conceitos sem qualquer tipo de filtragem ou critério de selecção, de forma livre e abrangente, e possivelmente sem influência de casos já em prática.

 

O Prof. Rui Raposo indicou-me também que será necessário fazer investigação sobre o estado da arte, indicar o que outras instituições estão a fazer nesta componente da web social ligada à memória colectiva. Pesquisa, leitura, levantamento e análise comparativa para identificação de práticas, boas práticas e eventuais padrões. Encontrar, definir, analisar e reflectir sobre Quem, Como, Quando, Onde e Porquê. E afirmou que será a fusão destes 2 exercícios que dará os indicadores sobre o que fazer. Por fim, injectar doses de criatividade e inovação no projecto em colaboração com todos os envolvidos.

 


 

Falou-se também em vários termos e conceitos pertinentes associados: Motivação, Relação Emocional, Cultura Participativa, Tagging, Recomendação, Georeferenciação, Linha de tempo e lugar,  Prosumer, Proamateur, entre outros. Para terminar, o Prof. Rui Raposo recomendou algumas leituras, autores e sites importantes para o projecto de investigação.

 

 

De momento estou com as seguintes leituras, aos quais se anexarão outros livros:

 

Jenkins, H. (2006). Convergence Culture: where old and new media collide: New York University Press.

 

Costa, Â. S. L. d. (2009). Contributo de Mashups Web 2.0 na Construção de uma Memória Colectiva. Dissertação de Mestrado, Universidade de Aveiro, Aveiro. 

 

Halbwachs, M. (1992). On Collective Memory (L. A. Coser, Trans.). Chicago: The University of Chicago Press.

 

 

Está também previsto a leitura dos seguintes artigos:

 

AAVV. (2009). Reanimating Cultural Heritage through Service Orientation, Workflows, Social Networking and Mashups. Paper presented at the International Conference on CyberWorlds, London.

 

Kaiser, M. (2009). EuropenaConnect - Enhancing user access to European digital heritage. Paper presented at the Proccedings: Cultural Heritage on line. Empowering users: an active role for user communities, Firenze.

 

Kelly, B. (2009). Empowering Users and Institutions: Risks and Opportunities Framework for Exploiting the Social Web Paper presented at the Proceedings: Cultural Heritage on line. Empowering users an active role for user communities, Firenze.

 

Manzuch, Z. (2009). Digitisation and communication of memory: from theory to practise. Paper presented at the Proceedings: Cultural Heritage on line. Empowering users an active role for user communities, Firenze.

 



publicado por celsolopes às 10:33

mais sobre mim
Fevereiro 2011
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5

6
7
8
9
10
11
12

13
14
15
16
17
18
19

20
21
22
23
24
25
26

27
28


links
tags

todas as tags

subscrever feeds

RSSPosts

RSSComentários

RSSComentários do post